Seguros

Uma apólice de seguro de vida em grupo, da Cia Seguradora SulAmérica, emitida em 1972. Salientamos que esta imagem tem propósito meramente histórico/ilustrativo e não expressa qualquer endosso da referida empresa a este portal.

As soluções em seguros têm por objetivo garantir a segurança do transportador rodoviário de cargas e o ressarcimento de seus prejuízos em casos de sinistros. Ao ler a frase anterior, você pode se perguntar: “mas como um seguro pode garantir a segurança de minha carga/operação comercial?” Afinal, todos nós costumamos associar uma apólice de seguro a algo como um “último recurso”: “infelizmente, tudo deu errado, o acidente aconteceu, tivemos uma enorme perda de tempo e muitas dores de cabeça… Bem, ao menos a seguradora irá cobrir nosso prejuízo financeiro”.

Pois bem, essa imagem dos produtos de seguros emana do formato de um determinado tipo de comercialização ainda muito presente no Brasil. Em resumo: a empresa paga, a seguradora emite a apólice, o corretor entra em contato na aquisição do seguro e só terá um novo diálogo com o cliente quando, por um infortúnio, ocorrer um sinistro.

Na verdade, a comercialização de um seguro deve/deveria ser uma atividade muito mais rica. Um processo muito mais profundo e intenso de diálogo deve ocorrer com o segurado. Em tese, o corretor deveria se preocupar com várias questões:

  • Orientar seu cliente em todas as questões do cotidiano. Dúvidas com procedimentos de averbação; entendimento de cláusulas contratuais complexas; informação sempre precisa acerca daquilo que a apólice cobre ou não cobre; etc;
  • Fornecer informações, de qualidade, ao seu cliente, durante a aquisição de variados serviços necessários ao usufruto pleno do seguro. Um bom exemplo é o auxílio na escolha de uma boa gerenciadora de riscos;
  • Outra tarefa fundamental é a de identificar corretamente as necessidades do cliente. A transportadora não faz seguro dos produtos que leva em seus caminhões porque o valor agregado é muito baixo? Mas esse produto é poluente? Não seria fundamental, para proteção do cliente, um seguro contra danos ambientais?
  • Deve haver toda dedicação na intermediação do diálogo entre segurado e seguradora. Desde o entendimento da cultura particular de cada instituição seguradora, seus procedimentos técnicos e comerciais, até a garantia do ressarcimento em caso de sinistro;
  • Por fim, com toda sua experiência acumulada, o corretor pode sempre aconselhar seu cliente na adoção de procedimentos que podem tornar sua operação mais segura.

Cumprindo todas essas etapas, temos certeza de que um bom corretor, em conjunto com uma seguradora sólida, pode auxiliar seu cliente na garantia contra eventuais prejuízos e, também, contribuir para tornar sua operação comercial mais segura. Aliás, foi pensando nisso que bolamos o nome de nosso portal: “Transporte Seguro”.

VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros

A VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros é responsável pela manutenção e atualização do Portal "Transporte Seguro" - todos os direitos reservados.

Novo Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1682 - Loja 10 - Edifício Tiffany - CEP: 31170-800 - Belo Horizonte (MG)

Fones: (31) 3484-0415 e 3484-0416 - E-mail: viamges@viamges.com.br
Skype: viamges - Twitter: @transp_seguro

%d blogueiros gostam disto: