Projeto regulamenta autuação por excesso de carga

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Carreta Excesso de Carga

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4236/12, do deputado Ratinho Júnior (PSC-PR), que regulamenta a autuação por excesso de carga transportada em rodovias. Pela proposta, não poderá mais ser aplicada a autuação por excesso de peso aferido entre eixos. A autuação por excesso de peso deverá aplicar-se somente quando aferido no peso bruto total.

O autor argumenta que, frequentemente, os transportadores de carga são punidos injustamente quando a aferição é feita a partir do peso entre os eixos do caminhão

Isso ocorre porque há a possibilidade de movimentação da carga. Além disso, explica o parlamentar, nem sempre é possível, mesmo durante a embarcação, distribuir de forma absolutamente precisa as cargas.

“Essa forma de aferição pode punir o transportador e o embarcador a partir do pressuposto de má-fé, o que nem sempre condiz com a realidade”, observa.

Tramitação 

O projeto terá análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal.

—–

Matéria: “Projeto regulamenta autuação por excesso de carga”. A matéria foi publicada pela Agência Câmara de Notícias, com autoria de Oscar Telles. Para ler o texto diretamente no Portal da Agência Câmara de Notícias, clique aqui.

—–

Informação: Portos paranaenses querem escoar safra com mais agilidade

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Com previsão de novo recorde na safra de grãos, os portos do Paraná se preparam para atender à demanda que será intensa desde o início de janeiro. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai adotar medidas para escoar a produção com segurança, rapidez e tranquilidade. Entre as ações, por exemplo, caminhoneiros são orientados quanto às novas rotas de descarga.

Válidas desde dezembro passado, as novas rotas foram criadas para garantir o bom fluxo do escoamento dos grãos, diminuir as filas e reduzir a espera – tanto em terra, para os caminhões, quanto no mar, para os navios. Para torná-las mais conhecidas, a Appa está distribuindo mapas nas praças de pedágio e afixando outdoors nas estradas.

De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, as medidas são importantes porque não existe folga entre as safras de 2012 e 2013. “Ainda estamos escoando a supersafra de milho, pensando no recorde da próxima safra de soja. Sem intervalo, vamos mantendo o diálogo e nos alinhando com os operadores para fazer as coisas andarem”, explica.

Planejamento

Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), o Paraná deve colher, em 2013, aproximadamente 15,2 milhões de toneladas de soja. A colheita começa entre o final de janeiro e o início de fevereiro, tendo o pico de safra nos meses de março e abril. A logística no porto precisa ser planejada com maior antecedência porque, até agora, 35% da safra já foi comercializada. No mesmo período, em 2011, o percentual negociado antecipadamente era de 23%.

As empresas estão se preparando e investindo em eficiência na prestação de serviços de armazenagem e operação. A Cotriguaçu, por exemplo, uma das que mais exportaram grãos em 2012, pretende realizar uma descarga mais rápida dos produtos em Paranaguá, tanto de vagões como caminhões. O objetivo é trazer as cargas cada vez mais perto da previsão de chegada dos navios. A companhia também deve investir em tecnologia para dar mais segurança ao processo.

—–

Matéria: “Portos paranaenses querem escoar safra com mais agilidade”. A matéria foi publicada pela Agência CNT de Notícias, com autoria de Rosalvo Streit (com informações da Appa). Para ler o texto diretamente no Portal da Agência CNT de Notícias, clique aqui.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros

A VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros é responsável pela manutenção e atualização do Portal "Transporte Seguro" - todos os direitos reservados.

Novo Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1682 - Loja 10 - Edifício Tiffany - CEP: 31170-800 - Belo Horizonte (MG)

Fones: (31) 3484-0415 e 3484-0416 - E-mail: viamges@viamges.com.br
Skype: viamges - Twitter: @transp_seguro

%d blogueiros gostam disto: