Retrospectiva do Transporte 2012 CNT: Política Nacional de Mobilidade Urbana é o destaque dos primeiros meses do ano

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Ainda no início de 2012, o BNDES anunciou facilidades para a compra de equipamentos e a ANTT iniciou fiscalização educativa do pagamento eletrônico do frete.

Retrospectiva 2012Agência CNT de Notícias inicia, nesta semana, a Retrospectiva do Transporte 2012, com o resumo das principais notícias do setor no ano. A cada dia, será publicada uma reportagem que reúne os destaques de cada bimestre.

Em janeiro, o setor de transporte conheceu novas normas e leis que entrariam em vigor ao longo do ano. O Contran divulgou que passaria a cobrar regras diferenciadas para cores de caminhão e reboques,  além de estabelecer a obrigatoriedade de placas refletivas. O Governo Federal anunciou a nova Política Nacional de Mobilidade Urbana (confira infográfico abaixo) e a ANTT, por sua vez, lançou consulta pública para reformular os contratos de concessões de ferrovias com objetivo de reduzir o teto das tarifas de transporte de cargas.

O início do ano também foi marcado por enchentes que atingiram, principalmente, cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Ministério dos Transportes compôs uma das seis pastas que fizeram parte de força-tarefa para atuar nas áreas de risco. Em Minas, o setor de transporte de cargas ficou prejudicado com a destruição causada pelas chuvas.

Ainda em janeiro, a Antaq criou superintendência para melhorar a fiscalização portuária e, nas rodovias, a ANTT iniciou a fiscalização, mesmo que educativa, do pagamento eletrônico do frete.

Pesquisas apontaram dois fatores curiosos: segundo o Ipea, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, há mais motos que carros. Já levantamento da Dupont mostrou que branco e prata são as cores de carro mais comuns no mundo. Em terceiro lugar ficou a cor preta.

 
mobilidade_urbana191212.jpg
Fevereiro

Em fevereiro, o BNDES anunciou facilidades para a aquisição de equipamentos de transporte. Pelo site do banco, é possível adquirir componentes para caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e veículos industriais por cartão de crédito.

Em Brasília, representantes do setor ferroviário e do Ibama debateram questões que envolvem o licenciamento ambiental. Também em fevereiro, foi realizado o leilão mais aguardado do ano: o Governo Federal concedeu à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília por R$ 24,5 bilhões. Segundo a Anac, as concessões não podem acarretar em aumento de tarifas aos passageiros.

CNT e Sest Senat lançaram um manual sobre cuidados com o diesel. Ideia é estimular a redução da poluição e proporcionar economia ao transporte. Outra novidade da Confederação foi o acordo firmado com o Dnit para formalizar transferência de estudos sobre o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Objetivo é agilizar obras no local.

O Sest Senat, por sua vez, lançou programa com meta de formar 67 mil novos motoristas em todo o país. São oferecidos cursos gratuitos divididos em quatro módulos: básico, intermediário, especialização e prático.

O presidente da CNT, senador Clésio Andrade, recebeu a medalha Justiça Século XXI. Honraria concedida pelo foro da Justiça Federal de Minas Gerais pelo trabalho feito em favor do aprimoramento do judiciário.

Balanço divulgado pela Antaq mostrou que os portos brasileiros movimentaram 886 milhões de toneladas em 2011. Em dez anos, produtividade cresceu 67,5%.

E por fim, também em fevereiro, estudo feito pela Fundação Dom Cabral apontou a burocracia como principal gargalo para obras de infraestrutura. Influência política e corrupção completaram o ranking dos maiores entraves ao progresso do setor de transporte, segundo empresários.

*Foto do enfeite natalino: morgueFile.com

—–

Matéria: “Política Nacional de Mobilidade Urbana é o destaque dos primeiros meses do ano”. A matéria foi publicada pela Agência CNT de Notícias, com autoria de Aerton Guimarães. Para ler o texto diretamente no Portal da Agência CNT de Notícias, clique aqui.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Mudar )

Conectando a %s

VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros

A VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros é responsável pela manutenção e atualização do Portal "Transporte Seguro" - todos os direitos reservados.

Novo Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1682 - Loja 10 - Edifício Tiffany - CEP: 31170-800 - Belo Horizonte (MG)

Fones: (31) 3484-0415 e 3484-0416 - E-mail: viamges@viamges.com.br
Skype: viamges - Twitter: @transp_seguro