Gafor e Norbert Dentressangle criam novo operador logístico no Brasil

Fonte: Portal Transporta Brasil.

NDG Logistics terá como meta oferecer serviços de armazenagem e distribuição de produtos industriais. Empresa fará as operações de transporte com cargas fracionadas e de lotação, efetuando toda a gestão da cadeia logística.

NDG Logística Gafor

A Gafor SA assinou um acordo com a companhia francesa Norbert Dentressangle, a fim de estruturar uma joint venture e conceber uma nova companhia de logística no Brasil, a NDG Logistics.

A nova empresa deve ser formalizada até o final deste ano e iniciará as operações entre os meses de março e abril de 2013. O aporte inicial para o início dos trabalhos ainda não foi definido, uma vez que o capital utilizado dependerá do primeiro contrato firmado.

A NDG Logistics chega sustentada pela estrutura das duas companhias que tem porte significativo. A Gafor Logística, que oferece serviços de transporte, armazenagem, controle de estoque, distribuição e manuseio, registrou, este ano, um faturamento de R$ 500 milhões. Já a Norbert Dentressangle, que estima receita de 3 bilhões de euros para 2012, é uma empresa com 33 anos de mercado que opera no mercado europeu serviços de transporte com 7.800 veículos operacionais, logística, com 6,6 milhões de m² de área de armazenagem seca e 3,5 milhões de m³ para estocagem frigorificada, e freight forward, com 42 escritórios espalhados por 11 países.

A composição acionária do novo provedor é igualitária.

O diretor de Projetos da Gafor Logística, Philippe Aymard, explica que a empresa brasileira continua sua atuação independente do novo provedor. Isso porque, diz, existem para ela outras oportunidades na logística, como a atuação no segmento agro e no transporte, realizando, por exemplo, grandes transferências. Já a Norbert Dentressangle, também continua de forma autônoma a atuar no mercado brasileiro como freight forwarder, com operações pequenas e específicas.

Estratégias

Aymard adianta que já existem contatos realizados junto a alguns clientes e a meta é oferecer serviços de armazenagem e distribuição de produtos industriais. “São propostas de maturação longa, pois são projetos complexos”, diz. O executivo, porém, faz um lembrete. “Nesse momento o objetivo é definir o tipo de serviço e não focar determinados mercados”, ressalta. A área de atuação, contudo, já foi definida. Regiões Sudeste e Nordeste serão prioritárias.

O diretor de Projetos conta que a NDG ainda estuda o modelo que irá oferecer ao mercado. “Iremos operar in house se o cliente possuir estrutura de custo e física prontas”, afirma. Ele não descarta, também, a construção de centros de distribuição próprios. Os modelos de utilização ainda serão definidos. “O CD poderá ser exclusivo ou multiclientes a partir de um cliente âncora que o viabilize”, explica.

Com relação ao transporte, Aymard revela que as operações serão realizadas com cargas fracionadas e de lotação, efetuando toda a gestão da cadeia logística. Aqui, ele faz outra ressalva. “Vamos tomar o cuidado para não vincular que a Gafor Logística será necessariamente o parceiro operacional da NDG”, salienta. Segundo o executivo, faz parte do planejamento estratégico definir se a nova empresa terá ativos próprios ou irá contratar terceiros.

*Foto: Divulgação.

—–

Matéria: “Gafor e Norbert Dentressangle criam novo operador logístico no Brasil”. A matéria do repórter Silas Colombo foi publicada pelo Portal Transporta Brasil. Para ler o texto diretamente no Portal Transporta Brasil, clique aqui.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Mudar )

Conectando a %s

VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros

A VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros é responsável pela manutenção e atualização do Portal "Transporte Seguro" - todos os direitos reservados.

Novo Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1682 - Loja 10 - Edifício Tiffany - CEP: 31170-800 - Belo Horizonte (MG)

Fones: (31) 3484-0415 e 3484-0416 - E-mail: viamges@viamges.com.br
Skype: viamges - Twitter: @transp_seguro