Revista Carta Capital premia as empresas mais admiradas do Brasil. Porto Seguro lidera o ranking de seguradoras.

A revista Carta Capital realizou, no último dia 01 de outubro, no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo (SP),  a 15ª edição de premiação das ” Empresas mais Admiradas do Brasil”. Evento prestigiado pelas maiores autoridades do país, nas diversas áreas de nossa vida política, econômica e social.

A nossa presidenta, Dilma Rousseff, se fez presente.  Ela ressaltou em seu discurso: ” Temos de sair da crise com um custo de produção menor. É importante ampliar a consciência e solidez do ambiente macroeconômico”.

Esse evento, através de pesquisa de mercado,  junto a executivos, consumidores e “stakeholders” procura identificar, nos diversos segmentos da economia brasileira, as empresas mais admiradas, aquelas que realmente fazem a diferença.

Queremos destacar o mercado segurador, segmento do qual faz parte a Viamges Corretora de Seguros, empresa que apoia institucionalmente o Portal Transporte Seguro.

No ranking de seguradoras, a Porto Seguro, pelo quarto ano consecutivo, foi eleita a mais admirada. Podemos considerar uma consolidação da marca Porto Seguro na liderança do mercado segurador brasileiro. A Bradesco Seguros surpreendeu, saltando da sexta posição, na edição anterior, para a 2ª nesta edição – seguida de perto pela SulAmérica Seguros. Confira abaixo, as tabelas com as oito seguradoras mais admiradas e os critérios utilizados na construção desse ranking:

Ranking das seguradoras mais admiradas do Brasil – Revista Carta Capital
Posição 2012 Posição 2011 Nome Votos (%)
Porto Seguro 52,9
Bradesco Seguros 7,1
SulAmérica 6,5
Mapfre Seguros 5,2
Revista Carta Capital – As empresas mais admiradas do Brasil, edição 2012.

 

Importância de fatores-chave para constituição do ranking

Fator-chave Importância (%)
Qualidade de produtos e serviços 16,6
Ética 15,3
Solidez financeira 15,3
Respeito pelo consumidor 14,1
Qualidade de gestão 8,2
Compromisso com RH 6,9
Inovação 6,8
Responsabilidade social 5,3
Compromisso com o país 4,5
Notoriedade 3,4
Compromisso com o desenvolvimento sustentável 3,0
Capacidade de competir globalmente 0,6
Fonte: Total de executivos do setor ouvidos no levantamento. Revista Carta Capital.

 

O mercado de seguros de automóveis segue liderando a arrecadação de prêmios, com crescimento de 13% e um volume de 11 bilhões de reais, segundo a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida).

Gostaríamos de dar os parabéns ao senhor Mino Carta, diretor de redação da revista Carta Capital, pelo sucesso do evento e destacamos nossa satisfação com a linha editorial da revista semanal. Cabe ressaltar seu empenho em diferenciar a postura da revista perante a mesmice da imprensa nacional.

Análise Transporte Seguro:

Embora nossa mídia teime em não apresentar à população em geral o momento de transição pelo qual passa o país, notamos claramente que caminhamos para ocupar lugar de destaque no cenário econômico mundial. Toda transição traz consigo insegurança e exige que estejamos atentos aos passos a serem dados.

Caminhamos para um cenário de equilíbrio entre os setores financeiro, industrial e de consumo. Quanto mais nos aproximamos da realidade de economias de primeiro mundo, mais claras ficam as disparidades, acentuam-se as nossas deficiências seculares nos principais alicerces de sustentação de um país de economia estabilizada.

Nosso atraso nos setores de transporte, infraestrutura, comunicação, etc, ficam mais evidentes à medida que vamos avançando. Isso tem provocado muita insegurança e muita dor de cabeça aos pequenos e médios empresários nacionais. Poucos, muito poucos conseguem entender o que está ocorrendo, o que está por vir. Nesse contexto, a tendência é de muitas empresas ficarem pelo caminho, outras serem adquiridas por empresas maiores – muitas das quais estrangeiras – aproveitando o bom momento da economia nacional.

Especificamente, o setor de seguros passa por um momento ímpar em sua existência no Brasil. Antes, por falta de credibilidade da moeda, o conceito de investimento de longo prazo não encantava o público em geral, hoje esse conceito é forte, temos uma moeda consistente, a economia estabilizada e os juros em declínio.

Aumenta consideravelmente o universo a segurar. No entanto, as margens de ganho que devem diminuir e restringir-se ao resultado do negócio seguros - o ganho financeiro, ancorado nas possibilidades de especulação, perde a importância que teve até aqui.

O mercado tem fôlego para crescimento ao longo das próximas décadas, mas nem todas as seguradoras terão condições de manter-se na competição pois permanecerão aquelas que ampliarem sua presença no mercado. Aquelas que conseguirem, através da capilaridade de captação, ampliar seus ganhos em escala. A tendência é que as grandes fiquem cada vez maiores e que as fusões se intensifiquem.

Em suma, para chegarmos ao patamar das economias desenvolvidas, muitos sacrifícios teremos de suportar. Economias desenvolvidas ou em desenvolvimento exigem mão de obra qualificada; inclusão de mais brasileiros na economia formal exige empenho em educação, saúde, saneamento básico, moradia, segurança, etc.

O caminho é longo!

Equipe do Portal Transporte Seguro.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros

A VIAMGES Administradora e Corretora de Seguros é responsável pela manutenção e atualização do Portal "Transporte Seguro" - todos os direitos reservados.

Novo Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1682 - Loja 10 - Edifício Tiffany - CEP: 31170-800 - Belo Horizonte (MG)

Fones: (31) 3484-0415 e 3484-0416 - E-mail: viamges@viamges.com.br
Skype: viamges - Twitter: @transp_seguro